13 julho 2013

Subculturas japonesas

Olá pessoal, vou falar para vocês sobre algumas subculturas japonesas. Existem várias subculturas orientais, vou mostrar três que provavelmente sejam as mais "famosas" no mundo ocidental. A primeira é o Visual Kei, a segunda é a Lollita e a terceira é o Gyaru. Então vamos lá!

Visual Kei

O que seria visual kei? 

O visual kei é o estilo visual para o termo música J-rock, assim como alguns estilos ocidentais. Segundo a Wikipédia o estilo surgiu em 1980, nada mais é que uma mistura de punk, e metal porém também existe um pouco de estilo musical clássico, dando assim um ar de aristocrata. Existem bandas que são puxadas mais para o punk e metal, porém existe outras que puxam o estilo clássico (dando um ar de delicadeza e suavidade, sem abrir mão do visual). Como no Japão tudo é diferente, no visual kei existe homens que se caracterizam de mulheres, seja com muito luxo ou com um lado mais simples - o que é difícil acontecer -, vale lembrar que nem todos os homens se vestem desta forma são exatamente gays! O mais fácil de acontecer é o bissexualismo, e os héteros podem ser raros, mas ainda sim existem né. Dentro do visual kei ainda existem subgêneros, pois é, alguns como Nagoya keiAngura kei e eroguro keiOshare kei
Existem bandas com marcas de roupas, instrumentos, acessórios e muitas outras coisas. A marca de um bom visual kei é chamar atenção seja com o cabelo, ou com a roupa e nunca esquecer um bom acessório, sem contar com a maquiagem super pesada sempre seguida de lentes diferentes e de cores fortes. 



Lollita

O que seria  Lollita? 

O estilo Lollita nada mais é que aquele estilo doll girl (menina boneca), lembra um pouco a perfeição das pequenas bonecas de porcelana. Com cores delicadas, estampas fofas e até mesmo cabelos coloridos em tons claros, mas é claro que sempre vai existir um estilo mais pesado do estilo fofo, existe as lollitas dark. Cores pesadas como o preto, vermelho, vinho, roxo (...) assim como qualquer estilo oriental, eles usam e abusam de lentes de todas as cores, todas mesmo. O que as lollitas normalmente usam é : Perucas, unhas postiças com decoração fofas, lentes, cílios postiços, vestidos rodados e cheios de laços e babados, meia-calças super fofas com estampas de vários modelos, e claro um sapatinho inspirados em bonecas seja no estilo sweet ou dark. Esse estilo não é bem de algum gênero musical, mas tem sim cantoras com esse estilo tanto o pop quanto o rock. 


Gyaru:

O que seria Gyaru?

Gyaru é a transliteração japonesa para a palavra gal (que começou como nome de uma marca de jeans e hoje é usada para se referir a garotas [girl ~ gal].)
A moda se iniciou, mais ou menos, no ano de 1991 quando algumas garotas, conhecidas como kogal, começaram a se rebelar ao padrão de beleza japonês, começando a se bronzear, usar suas saias colegiais bastante curtas (sendo o padrão na altura dos joelhos) e loose socks ao invés das tradicionais meias ¾ dos uniformes japoneses.
Podemos dizer que, de forma abrangente, as gyarus são garotas com boa posição social e antenadas na moda, tanto ocidental quanto oriental.
Sempre usam marcas caras, de designer famosos, tanto mundialmente quanto no Japão. Se valem de cabelos claros (dependendo do estilo se valem de cinza e tons platinados, ou de castanho claro a loiro), algumas vezes lisos, outras vezes enrolados. A pele, geralmente bronzeada, varia de tons bastante naturais a bastante escuros, apesar de, claro, ter garotas que preferem manter a pele bastante branca.
Há uma ramificação grande dentro do estilo, apesar de que, no Japão, todas são tratadas, simplesmente, por gyaru, sem haver distinção de estilo.
Apesar de não haver tanta distinção na hora de se ‘chamar’ uma gyaru, a classificação existe e conta com diversos estilos que se diferenciam bastante. Mas como saber identificar? Muitas vezes se vê pelas roupas, marcas e comportamento.
Subgênerosギャル系 (Gyaru Kei), ギャル男 (Gyaru Oh), お姉ギャル (Onee Gyaru), 姫ギャル (Hime Gyaru), お兄系 (Onii-Kei), マンバ (Mamba), バ゛ンバ (Bamba), 強めギャル (Tsuyome Gal) ....
[font gyaru: Japan Pop]

Bom pessoal, esses são alguns estilos japoneses e fiquem certos que existem muito mais que esses ai. Desculpe-me se eu esqueci algo, ou não está exatamente como é, caso esteja fora do padrão por favor podem me avisar que eu modificarei. Espero que tenham gostado, e boa sorte. 


2 comentários:

  1. ain, eu amei as informações sobre visual kei, principalmente o fato de você lembrar que não é só porque o cara segue o estilo que ele seja gay né? Afinal, eu adoraria um namorado com esse estilo *---* deliro no Uruha (da banda The GazettE) enfim, adorei o blog ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não é só os homens gays que seguem o estilo. E como ele vem crescendo no país, muitos meninos desejam seguir o estilo por se identificar de várias formas. Conheço vários meninos que seguem o estilo J-rock atualmente no Brasil.

      Excluir